top of page

HIP HOP

Professora

Ana Coelho

Horário:

2ª Feira - 18.30h às 19.30h

Local:

Casa do Povo

Contactos:

925 328 053

O Hip-Hop surgiu no final da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque, onde se enfrentam diversos problemas de ordem social como a pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estruturas, de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer e, geralmente, entravam num sistema de gangues que se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. Os gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias fronteiras – ou se fazia parte de algum dos gangues ou quem estava de fora teria de conhecer os territórios e as regras impostas por eles, tendo que as seguir rigidamente. Esses bairros eram essencialmente habitados por imigrantes do Caribe, vindos principalmente da Jamaica. Por lá, existiam festas de rua com equipamentos sonoros ou Sound System  (carros com equipamentos de som) que posteriormente foram levados para o Bronx (um dos bairros de Nova Iorque de maioria negra) pelo DJ Kool Herc que introduziu o modo de cantar com rimas no reggae instrumental que mais tarde deu origem ao rap.

Neste contexto nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias de se fazer música, dança, poesia e pintura. Os DJ daquela época (entre eles Kool Herc e Africa Bambaataa) observavam e participavam nestas expressões de rua, acabando por organizar festas onde estas manifestações tinham espaço, nascendo assim as Block Parties onde os gangues foram encontrando uma maneira de canalizar a violência em que viviam. Passaram desde então a competir com passos de dança, deixando para trás as armas e a violência – proposta de Afrika Bambaataa que assim ficou considerado como o padrinho do Hip-Hop, o idealizador da junção dos elementos (Rap, DJing, Breakdance e Graffiti), criador do termo hip-hop e por anos tido como "master of records" (mestre dos discos), pela sua vasta colecção de discos de vinil.

Este movimento, nascido no Bronx, torna-se popular no final dos anos 1980 e é nessa década que surge em Portugal. Primeiro invadiu os guetos  (bairros) mas depressa se generalizou. Saído dos cinemas americanos infiltrou-se nos subúrbios da cidade de Lisboa e do Porto. Zonas como Massamá, Amadora, Cacém, Vila Nova de Gaia, Maia, e Margem Sul do Tejo foram consideradas o berço deste movimento.

Para além dos quatro elementos essenciais o Hip-Hop tornou-se também conhecido pela sua “moda”. Roupa bastante larga conhecida como streetwear contagiou a geração mais jovem. Hoje o Hip-Hop tem grande influência em todo o mundo e é uma modalidade integrada em várias escolas de dança, como é o caso da Dança & Cia.

bottom of page